segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Pedra essencial

Aqui há uns tempos perguntaram-me qual seria a minha "pedra" favorita, sendo que não gosto muito da conotação ligada a palavra "pedra", ou como diriam outras pessoas, pierre, perfiro-me referir a ela como rocha, pandeleiriçes eu sei.

Bem, a minha rocha favorita, isto fez-me pensar na cambada que já conheço, pensar no dia em que descobrimos uma rocha chamada "minete", mas mais a diante, depois de um sorriso esboçado no meu rosto provocado pelo último pensamento, obriguei-me a focar na questão que me haviam colocado. Organizar o meu pensamento sistematicamente para não me perder nos meus devaneios como sempre faço.

Pensei nas rochas que conheço, teria de ser uma rocha com personalidade, uma que me dissesse muito, que desde sempre estivesse presente na minha vida, no meu imaginário, logo me ocorreram os exemplos clássicos:
O granito, riscado imediatamente porque nunca vivi perto de granito. De seguida surgiu o Xisto, mais propriamente o Xisto Verde, foi sempre uma constante na minha infancia, assim como o Xisto Azul, são dois fortes candidatos mas não me deixei ficar por aí. Alguém sugeriu calcários, não sei porque mas essa palavra provoca-me uma revolta no estômago sempre que oiço. Nem sequer chegou a estar na lista.

Teria de ser único, compatível, forte, e aí atingiu-me, o peridotito, a rocha sempre presente perto de mim, única, rara, facilmente alterada quando exposta, extremamente forte perto da sua génese, o ponto de partida de muitas coisas, um pouco de todas as outras rochas à superfície, teria de ser esta.

E com estes desvaneios todos cheguei a esta conclusão brilhante.

5 comentários:

Jan disse...

Rocha com história -> fosséis -> calcário.


Parece-me lógico. E não digo isto por não haver mais nada na minha terra, lol.

sonasche disse...

não! não é por isso! É por teres minas de diamante perto certo? :D eheheheh

Jan disse...

A coisa mais parecida com uma mina em que eu reparei foi a pedreira do Cabo Mondego, lol.

metalpunk_girl disse...

ABAIXO OS CALCÁRIOS!!!!!! ahahahahahah

sonasche disse...

Ninguém gosta dos calcários! lol