domingo, 18 de fevereiro de 2007

Coisas de Impérios

"The Portuguese Empire was the first global empire in history, and also the earliest and longest lived of the Western European colonial empires, existing from 1415 to 1999."

- que é inglês para -


"SOMOS O MÁXIMO"

O Império começou com a conquista de Ceuta em 1415 para obter um ponto estratégico na rota do Ouro para a Europa, e terminou com a entrega de Macau à China em 1999.

"A Descoberta do Canadá Pelos Portugueses, antes do Nascimento de Colombo!"

Em 1474 um explorador chamado João Vaz Corte-Real recebou a capitania nos Açores porque descobriu "Terra Nova dos Bacalhaus" (New Land of Codfish) em 1472, Newfoundland. A possibilidade desta descoberta é muito grande, mas as provas são poucas, por causa do secretismo português em relação às suas descobertas, para as proteger.
Hoje aceita-se que João Vaz Corte Real possa ser considerado como o primeiro europeu que chegou à costa Americana, pelo menos, mais de vinte anos antes de Cristóvão Colombo.

Labrador

Uma região no canadá, descberta em 1452por um português, João Fernandes Lavrador
a região é ainda a origem do nome de uma plagioclase, a Labradorite!

Central SOLAR...

Portugal vai ter a maior central solar fotovoltaica do mundo.
A escolha da localização, serpa, no alemtejo, tem a ver com o facto de Serpa estar situada numa das áreas de maior exposição solar da Europa (o Alentejo) e de esta zona dispor de maiores facilidades de ligação à rede nacional de transporte de electricidade,
"Este investimento constitui um passo importante para a GE Energy Financial Services, não só porque se trata da maior central de energia solar fotovoltaica do mundo, mas também porque é o nosso primeiro projecto de energia solar na Europa e nos coloca perto da marca de um bilião de dólares do nosso portfolio global de energias renováveis", refere Alex Urquhart, CEO da GE Energy Financial Services.
Há algumas noticias espalhadas pelo mundo sobre isso:

Idiotice...



Indo eu consultar o sitio da internet do Instituto da Conservação da Natureza, o ICN deparei-me com uma questão filosófica. O que é a Natureza? Fauna e Flora e mais nada? Ou será que as Rochas também são parte integrante da Natureza? Mas questões filosoficas à parte, o que encontrei no site foi macábro! Mesmo de levar as mãos a cabeça qualquer aluno menos bom...




Como fazer uma caracterização Geológica?

1º Passo - Descrever a região
2º Passo - Analisar a zona em particular
3º Passo - Falar daquilo que é pretendido na caracterização, por exemplo de um afloramento.

o que encontrei no ICN, foi, e passo a transcrever:



Ora bem, eu sei que chumbei a petrologia, mas sei prefeitamente que falar de flores na caracterização geológica dá direito a um zero...

A VERGONHA.....

"Um padre transmontano está disposto a assumir o "não" no referendo sobre o aborto no próprio dia da consulta. Sujeitando-se a ser penalizado pela Comissão Nacional de Eleições, para Ilídio Mesquita "a questão em causa não é política mas o mais importante é defender a vida".
Este diácono, responsável pela Paróquia de Soutelo Mourisco, em Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, vai assumir "conscientemente" a sua opção de voto, durante as homílias de 11 de Fevereiro, apelando aos paroquianos que façam o mesmo.
"Eu vou implorar que votem 'não', dizendo-lhes que eu voto 'não' e vocês como cristãos também devem votar não", refere. Ilídio Mesquita esclarece que "não sou contra nada, sou sim a favor da vida"."