sexta-feira, 7 de janeiro de 2005

Portugal, uma miséria de País?

As gentes deste país têm excelentes capacidades, não nos deixemos enganar pelas notícias sensacionalistas que servem somente para ganhar audiências e diminuir a auto estima de Portugal.
Portugal não é mais do que o conjunto dos seus habitantes, se eu, tu mudarmos, pensarmos com garra, com força, trabalharmos com empenho, fazemos valer os nossos valores, aos poucos iremos conseguir mudar a mentalidade de todo um país. Eu não estou a falar de Governos ou coisas parecidas, falo no dia-a-dia, tornar este país mais competitivo, com um claro rumo, mais aberto, com um espírito novo, espírito de inovação, com um objectivo definido.
Neste momento, Portugal, prefere lamentar-se, apontar todos os erros e defeitos em vez de se levantar e meter mãos à obra e resolver os problemas. Mas é contigo, comigo e mais meia dúzia que pensem assim que este país conseguirá se desenvolver.
Não podemos ser derrotistas e baixar os braços, chorando e queixando-se e esperar que ou se resolva sozinho ou que o governo faça alguma coisa. Depende de cada um, “grão a grão enche a galinha o papo”.
Portugal NÃO É UM PAÍS DE 3º MUNDO! Nos temos pessoas muito competentes neste país, não suporto essa comparação. Não temos uma inflação de 15% como existe por exemplo no Brasil, temos 2%. Não temos divida externa como outros países, aliás devem-nos a nós. Temos problemas sociais mas não é a escala do 3ºMundo, é como em qualquer outro pais Industrializado, temos uma democracia forte e garantida.
Estamos nos lugares da frente em muitas tecnologias. Há muitos casos de sucesso em Portugal, são desconhecidos da opinião pública porque isso gera audiências nos media. Esses exemplos em vez de serem incentivados são cada vez mais prejudicados.
Não é tudo um mar de rosas, enfrentamos grandes dificuldades, e avizinham-se outras tais, mas há um grande potencial de crescimento, mas tem de ser com a colaboração de todos sem excepção, será esse o caminho para um Portugal de futuro, mais rico, mais industrializado, com maior peso no mundo e melhoria de vida para os seus cidadãos.
O único entrave ao nosso desenvolvimento somos nós mesmos, e somos a solução também! É este novo espírito o S. Sebastião de que estávamos há espera. 3k