domingo, 8 de junho de 2008

Bonsai


Na jardinagem, poda é o acto remover uma parte das plantas, arbustos ou árvores, retirando-se os braços inúteis, podendo ser periódico, que vai favorecer o seu crescimento, forma ou então promove a renovação.

Existe uma técnica que faz com que a planta não cresça, podando certos ramos, que por todos é conhecida como Bonsai. Toda a gente assume que esta técnica é japonesa, no entanto, "Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua actividade de jardinagem." by Wikipédia

Eu pessoalmente gosto muito de bonsais, tenho um ao meu cuidado. Tive de aprender a técnica da poda, tive de retirar os ramos a apodrecer, e verdade seja dita, neste momento o bonsai tem muito melhor cara, já floriu até. A poda é necessária, e os restos dos ramos servem sempre de adubo ao resto da árvore.

Teremos de ser radicais e livrarmo-nos de todas as coisas apodrecidas, pegar nelas, fazer um bom adubo pois servem para fazer crescer a bela árvore que temos diante de nós, temos de nos manter atentos, ou no meu caso que os "Agricultores de bonsais" me relembrem, eu não sou muito bom para cuidar de bonsais, até me admiro que ainda não esteja morto.