terça-feira, 4 de janeiro de 2005

Transmontanos

Levantai-vos Transmontanos e revoltemo-nos!
Regionalização já! Capacidade de escolha para o povo, deixem-nos decidir os caminhos que queremos para Trás-os-Montes! Para lá do Marão mandam os que lá estão!

Temos de nós insurgir:
-Contra os políticos que querem dividir Trás-os-Montes em duas zonas, Zona Urbana de Trás-os-Montes e a Zona urbana do Douro, ou lá como lhe querem por os nomes.
-Contra a diminuição de deputados eleitos para o Parlamento Nacional de 4 para 2.
-Contra a noção de que em Trás-os-Montes as pessoas são incultas e não sabem falar Português.
-Contra a ideia de que não há nada para alem do Marão.

1º- Trás-os-Montes é indivisível! Até o ex-primeiro-ministro e actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso sabe isso! Como é que se divide? As pessoas são as mesmas, pensamos de igual forma, partilhamos valores, a cultura, o sotaque, temos uma identidade cultural muito forte, não é possível retirarem o sul só para formar uma região mais rica!

2º- Há uns senhores em Lisboa que pensam que lá por sermos poucos a viver cá temos pouco a dizer nas eleições e estão a pensar em retirar 2 deputados p eleger por Trás-os-Montes, passando a eleger 2. Mesmo isso indo contra a Constituição, que diz que o mínimo que se pode ter é 3, mas o mesmo estão a pensar fazer por exemplo em Portalegre.

3º- O resto do país parece que pensa que em Trás-os-Montes não há pessoas inteligentes, cultas e que toda a gente aqui é analfabeta! Mas é ao mostrarem o espanto por um Transmontano conjugar verbos e usar a 2ª pessoa do plural, que mostram o que sabem de Português, pensam que falamos português arcaico! Parece que o resto do país se esqueceu dessas regras gramaticais e os professores de Português fecham os olhos ou pior, simplesmente também se “esquecem”. Como é que o estado do ensino não está como está? Chamam incultos aos Transmontanos? Incultos são eles que nem os verbos sabem conjugar!

4º- Pode até não haver fábricas de grande porte aqui na zona, e não termos mesmo capacidades para as receber, isto por causa da falta de investimento dos sucessivos governos, mas há outras coisas que não se vêem em mais lado nenhum do país, é exemplo disso a riqueza gastronómica, a variedade fauna e flora, a beleza inata de uma natureza pouco alterada pelo homem, o calor das suas gentes, a neve dos seus Invernos, o calor dos seus verões, a resplandecência das suas primaveras, as cores dos seus Outonos e as riquezas das suas águas ou dos seus solos.
Por isto tudo, só vejo uma só solução para acabar com estes erros todos, a possibilidade de escolha das gentes transmontanas para a sua terra, só possível com a Regionalização! 3k

A escalada do Euro face ao Dólar



A taxa de conversão do Euro Vs Dólar atingiu um novo máximo histórico dia 28 de Dezembro de 2004, 1€ equivalendo a 1.3633$. Estando a um valor ligeiramente a baixo neste momento. Quais são as implicações reais deste desvalorizamento sem controlo?
O men lá dos EUA o Allen não sei das quantas greenspan veio todo pomposo a Bruxelas falar com a Comissão Europeia e com os Governadores do Banco Central Europeu a dizer que queria um dólar forte, e que iria fazer tudo para fazer com que esta derrapagem do dólar acabasse.
Pois ó Sr. Greenspan a si e aos Maricanos interessam-lhes que o dólar esteja fraco pois assim o brutal défice não se nota tanto né?
Esta valorização do Euro é prejudicial para a Zona Euro porque faz com que os produtos em manufacturados na Europa cujos preços são em Euros sejam mais caros do que os mesmos em países onde se usa o dólar, dificultando as exportações europeias e assim a retoma economia…Mas o que os mens se esquecem é que há dois anos andavam a falar que o Euro tinha fracassado porque o seu valor era inferior ao valor do Dólar. Agora é a vez da Europa deitar a língua de fora e piscar o olho. O Euro é mais forte do que o Dólar lalalalalalalala 3k

Ondas Gigantes no Atlântico Norte?

Segundo alguns Geólogos existe um vulcão no Arquipélago das Canárias que poderá abater e fazendo com que uma enorme massa de terra entre pelo oceano a dentro, criando assim ondas gigantes que na Florida podem chegar aos 10 metros. O que se pode fazer nessa eventualidade?

Haverá uns gaijos quaisquer a trabalhar numa plataforma petrolífera que possamos recrutar para perfurar e por lá uma carga explosiva para o explodir? Opsss desculpai-me isso é na eventualidade de um cometa ter uma rota de colisão com o nosso planeta acabando assim com praticamente toda a vida existente à face da terra.Será que podemos fazer um dique de forma que a lava desvie da cidade e vá directamente para o Oceano? Opsss outra vez isso era na eventualidade de um rio de lava…

Será que…. Pois… exactamente…. Podemos fazer….
NADA!!! NÃO PODEMOS FAZER NADA… portanto aconselho-vos, prestai muita atenção aos Departamentos de Geociências das vossas Universidades e quando vireis gente a fugir de lá de dentro, FUJAMMM!!!! CORRRAAAMMMM para o sítio mais alto que vós lembreis… quando eu digo alto é tipo Serra da Estrela… Marão… Gerês… Montesinho… por aí….

 É frustrante mas nada é o que se pode fazer portanto o que resta é fugir e esperar que isso da ondinha não seja antes do Enterro ou das Queimas… :D 3k

União Europeia?

Mas afinal o que é esta cena de União de países independentes? É uma cena boa ou má?

O primeiro objectivo da União era pegar nas matérias-primas das guerras, o Carvão e o aço e a sua produção ser gerida por uma autoridade comum, uma ideia lançada por Jean Monnet e retomada por Robert Schuman, que em 9 de Maio de 1950 propôs essa ideia, assim nascia a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço.
Com os anos, a União tornou-se mais audaz, e estabeleceram-se novos objectivos e novas utopias foram desfeitas. A criação de um mercado comum, a supressão de fronteiras entre os estados membros, a moeda única (o Euro), e com a futura Constituição Europeia.
A União de 6 países destruídos em 1950 originou uma União de 25 países em 2004, e a Maior potência económica e Social do mundo.
Os fundos estruturais, que são geridos pela CE (Comissão Europeia) têm por objectivos dissipar as desigualdades de desenvolvimento entre as diferentes zonas da Europa, melhorando assim as condições de vida como tem vindo a fazer constantemente ao longo destes 55anos.
Os valores que regem a União são os direitos humanos, a solidariedade social, a livre iniciativa, a justa partilha dos frutos do crescimento económico, o direito a um ambiente protegido, o respeito pela diversidade cultural, linguística e religiosa e uma síntese harmoniosa entre a tradição e o progresso.
7 de Dezembro de 2000, é a dará da criação da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.
“Os europeus têm uma diversidade de culturas nacionais e locais que os distinguem entre si, mas estão unidos por um património comum de valores, que os distingue do resto do mundo”
“Meio século de integração europeia demonstrou claramente que o todo é maior do que a soma das partes.” O conjunto da UE tem um peso Económico, social, tecnológico, comercial e politico maior do que resultaria da simples adição dos seus estados-membros
O resultado desses fortes esforços por todos os políticos intervenientes levou a uns 55 anos de paz entre os estados membros. 3k


Texto adaptado do site da UE.