quinta-feira, 8 de maio de 2008

Wehrlito

Qual será a próxima rocha a ser arruinada pelos FHT? Os FHT são considerados por muitos o mal desta terra, alteram as rochas, fazendo como que as rochas, anteriormente puras, deixem de apresentar a sua composição mineralógica real, deixam o seu estado puro. Estes processos são vistos como o mau da fita.

O que tenho de recordar a toda a gente é que são esses mesmos FHT que transformam o simples wehrito em alguma coisa mais valiosa, como por exemplo os PGM’s. Há variados processos semelhantes, não em si, mas sim no contexto que aqui apresento, como por exemplo as impurezas no berilo vão originar esmeralda ou água marinha, é um contra senso, pois aquilo que todos associam a impuro é algo mau, perigoso até.

No entanto são as impurezas que fazem duma peça única, em alguns casos, lhe dão valor. Se tudo fosse igual nada teria valor, são as diferenças que fazem que seja bom viver.

Campus Europae

Depois de ouvir falar um colega sobre as suas experiências, comecei a perguntar-me o que tenho mesmo para mostrar, que experiências me fazem único, como um simples tópico na vida de alguém altera por completo a sua vida, como apenas uma encruzilhada pode levar a caminhos completamente distintos. E comecei a pensar nos “e se…” Não numa base saudosista. Apercebi-me o quanto me orgulho no trajecto que delineei e tenho vindo a cumprir, com enormes buracos no caminho, mas focado no horizonte, ajudado sempre pelos Amigos a manter a concentração, sem os quais nunca conseguiria ter chegado aqui. Foi com todas as bolachas do pacote, com as safiras e rubies, as madeiras, os bauxitos e os dunitos e rochas afins, que espicaçaram o gosto da geologia.

Houve uma decisão extremamente importante que tive de tomar, que condicionou os meus últimos dois anos, e que levaram a um aprofundamento da minha pessoa, ir ou não ir em Campus Europae. Tive de tomar a decisão de faltar às aulas, faltar as eleições autárquicas, e ir, ou então ficar, essa ponderação durou mais ou menos 2segundos, fui. Eventualmente, a minha decisão, Criou-me um sem número de problemas, mas pensando em tudo, arrependo-me de ter ido? NÃO! NUNCA! Foi das experiências mais enriqueceras que já tive, só comparavel à outra do casaco da mãe da gaija. É muito importante para mim saber que tenho em cada um daqueles países duas pessoas que em tudo me ajudaram quando lá voltar. E quero lá voltar! Tudo o que vivi, o que senti, o que cheirei, o que chorei, o que saborei, fez-me ver o quanto a minha ideia duma europa “unida na diversidade” é possível apenas temos de deixar de lado os preconceitos e deixarmo-nos conhecer. Claro que muitas vezes doi, mas a maior parte das vezes acaba-se com grandes Amigos que se pode sempre contar.

A culpa de tudo isto é de Marcos, Anas, Margaridas que me fazem esperar que toda a gente seja como eles, a fasquia está muito alta. Pois acho que só alguns conseguem a mesma intimicidade de 18 anos de Amizade. O importante é nunca deixar de procurar e estar aberto a uma possivel extremamente boa experiência.

Juros


Passamos a vida a ouvir falar deles, mas serão verdadeiramente importantes? E como os juros são parecidos a velha filosofia do Karma. Farás um depósito positivo ao fim dos anos receberás algo mais em troca. Pedes um empréstimo, retiras dinheiro, e cada vez mias terás de pagar mais pelos teus actos.

Mas o que acontece quando passas muito tempo apostado numa conta bancária e depois os FDP dos bancos mudam as condições do jogo? O investimento de uma vida vai todo ao ar. Será que nos deveriamos preocupar tanto por causa de uma conta, quando temos tantas contas à espera de serem abertas e de serem reforçadas com novos capitais. Será muito dificil largar a velha conta, mas lá terá de ser.

Sempre em frente é que é o caminho, cai-se uma vez, outra, mas é bom cair, pois assim aprendemo-nos a levantar outra vez. Muitos dizem que não se deveria apostar tanto numa conta bancária, que é muito arriscado, e deixam o dinheiro debaixo do colchão. Velhos do restelo, digo eu, é preferível cometer erros, cair, pois isso é viver! E se não é para viver esta vida porque raio estamos aqui nos?