quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Lusitanos


Senhores dos penedos, dos granitos das serras mais altas, senhores das planícies entre Tejo e Mondego, posso claramente afirmar que vizinho vosso os meus antepassados eram. Ó Galaicos, mestres das fragas, dos vales e montes, Douro em cima é em vós que a minha alma se revê.
Senhores Galaicos, senhores Portugueses!

Ser Português não é ser Lusitano! Ser Português é, como nunca me canso de repetir, ser galaico, suevo, lusitano ou até visigodo. É ser romano, ser mouro, somos o conjunto de todos esses povos que se passearam por aqui, derramaram sangue aqui e aqui descansam os seus ossos. Agregamos ainda os conhecimentos dos que contactamos ao longo dos tempos até chegar ao dia de hoje.

Chega a ser parvo o que vou dizer, quando analisamos logicamente o que penso, mas tenho orgulho em ser Português, em ser Europeu. Há um longo caminho em diante para percorrer até à perfeição, é claro, mas caminhamos na sua direcção. Nunca me esqueço, que eu próprio sou parte desta sociedade e que tenho de dar o meu contributo para a sua alteração.

Sem comentários: