quinta-feira, 8 de maio de 2008

Campus Europae

Depois de ouvir falar um colega sobre as suas experiências, comecei a perguntar-me o que tenho mesmo para mostrar, que experiências me fazem único, como um simples tópico na vida de alguém altera por completo a sua vida, como apenas uma encruzilhada pode levar a caminhos completamente distintos. E comecei a pensar nos “e se…” Não numa base saudosista. Apercebi-me o quanto me orgulho no trajecto que delineei e tenho vindo a cumprir, com enormes buracos no caminho, mas focado no horizonte, ajudado sempre pelos Amigos a manter a concentração, sem os quais nunca conseguiria ter chegado aqui. Foi com todas as bolachas do pacote, com as safiras e rubies, as madeiras, os bauxitos e os dunitos e rochas afins, que espicaçaram o gosto da geologia.

Houve uma decisão extremamente importante que tive de tomar, que condicionou os meus últimos dois anos, e que levaram a um aprofundamento da minha pessoa, ir ou não ir em Campus Europae. Tive de tomar a decisão de faltar às aulas, faltar as eleições autárquicas, e ir, ou então ficar, essa ponderação durou mais ou menos 2segundos, fui. Eventualmente, a minha decisão, Criou-me um sem número de problemas, mas pensando em tudo, arrependo-me de ter ido? NÃO! NUNCA! Foi das experiências mais enriqueceras que já tive, só comparavel à outra do casaco da mãe da gaija. É muito importante para mim saber que tenho em cada um daqueles países duas pessoas que em tudo me ajudaram quando lá voltar. E quero lá voltar! Tudo o que vivi, o que senti, o que cheirei, o que chorei, o que saborei, fez-me ver o quanto a minha ideia duma europa “unida na diversidade” é possível apenas temos de deixar de lado os preconceitos e deixarmo-nos conhecer. Claro que muitas vezes doi, mas a maior parte das vezes acaba-se com grandes Amigos que se pode sempre contar.

A culpa de tudo isto é de Marcos, Anas, Margaridas que me fazem esperar que toda a gente seja como eles, a fasquia está muito alta. Pois acho que só alguns conseguem a mesma intimicidade de 18 anos de Amizade. O importante é nunca deixar de procurar e estar aberto a uma possivel extremamente boa experiência.

Sem comentários: