terça-feira, 4 de janeiro de 2005

União Europeia?

Mas afinal o que é esta cena de União de países independentes? É uma cena boa ou má?

O primeiro objectivo da União era pegar nas matérias-primas das guerras, o Carvão e o aço e a sua produção ser gerida por uma autoridade comum, uma ideia lançada por Jean Monnet e retomada por Robert Schuman, que em 9 de Maio de 1950 propôs essa ideia, assim nascia a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço.
Com os anos, a União tornou-se mais audaz, e estabeleceram-se novos objectivos e novas utopias foram desfeitas. A criação de um mercado comum, a supressão de fronteiras entre os estados membros, a moeda única (o Euro), e com a futura Constituição Europeia.
A União de 6 países destruídos em 1950 originou uma União de 25 países em 2004, e a Maior potência económica e Social do mundo.
Os fundos estruturais, que são geridos pela CE (Comissão Europeia) têm por objectivos dissipar as desigualdades de desenvolvimento entre as diferentes zonas da Europa, melhorando assim as condições de vida como tem vindo a fazer constantemente ao longo destes 55anos.
Os valores que regem a União são os direitos humanos, a solidariedade social, a livre iniciativa, a justa partilha dos frutos do crescimento económico, o direito a um ambiente protegido, o respeito pela diversidade cultural, linguística e religiosa e uma síntese harmoniosa entre a tradição e o progresso.
7 de Dezembro de 2000, é a dará da criação da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.
“Os europeus têm uma diversidade de culturas nacionais e locais que os distinguem entre si, mas estão unidos por um património comum de valores, que os distingue do resto do mundo”
“Meio século de integração europeia demonstrou claramente que o todo é maior do que a soma das partes.” O conjunto da UE tem um peso Económico, social, tecnológico, comercial e politico maior do que resultaria da simples adição dos seus estados-membros
O resultado desses fortes esforços por todos os políticos intervenientes levou a uns 55 anos de paz entre os estados membros. 3k


Texto adaptado do site da UE.

Sem comentários: