terça-feira, 4 de janeiro de 2005

Transmontanos

Levantai-vos Transmontanos e revoltemo-nos!
Regionalização já! Capacidade de escolha para o povo, deixem-nos decidir os caminhos que queremos para Trás-os-Montes! Para lá do Marão mandam os que lá estão!

Temos de nós insurgir:
-Contra os políticos que querem dividir Trás-os-Montes em duas zonas, Zona Urbana de Trás-os-Montes e a Zona urbana do Douro, ou lá como lhe querem por os nomes.
-Contra a diminuição de deputados eleitos para o Parlamento Nacional de 4 para 2.
-Contra a noção de que em Trás-os-Montes as pessoas são incultas e não sabem falar Português.
-Contra a ideia de que não há nada para alem do Marão.

1º- Trás-os-Montes é indivisível! Até o ex-primeiro-ministro e actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso sabe isso! Como é que se divide? As pessoas são as mesmas, pensamos de igual forma, partilhamos valores, a cultura, o sotaque, temos uma identidade cultural muito forte, não é possível retirarem o sul só para formar uma região mais rica!

2º- Há uns senhores em Lisboa que pensam que lá por sermos poucos a viver cá temos pouco a dizer nas eleições e estão a pensar em retirar 2 deputados p eleger por Trás-os-Montes, passando a eleger 2. Mesmo isso indo contra a Constituição, que diz que o mínimo que se pode ter é 3, mas o mesmo estão a pensar fazer por exemplo em Portalegre.

3º- O resto do país parece que pensa que em Trás-os-Montes não há pessoas inteligentes, cultas e que toda a gente aqui é analfabeta! Mas é ao mostrarem o espanto por um Transmontano conjugar verbos e usar a 2ª pessoa do plural, que mostram o que sabem de Português, pensam que falamos português arcaico! Parece que o resto do país se esqueceu dessas regras gramaticais e os professores de Português fecham os olhos ou pior, simplesmente também se “esquecem”. Como é que o estado do ensino não está como está? Chamam incultos aos Transmontanos? Incultos são eles que nem os verbos sabem conjugar!

4º- Pode até não haver fábricas de grande porte aqui na zona, e não termos mesmo capacidades para as receber, isto por causa da falta de investimento dos sucessivos governos, mas há outras coisas que não se vêem em mais lado nenhum do país, é exemplo disso a riqueza gastronómica, a variedade fauna e flora, a beleza inata de uma natureza pouco alterada pelo homem, o calor das suas gentes, a neve dos seus Invernos, o calor dos seus verões, a resplandecência das suas primaveras, as cores dos seus Outonos e as riquezas das suas águas ou dos seus solos.
Por isto tudo, só vejo uma só solução para acabar com estes erros todos, a possibilidade de escolha das gentes transmontanas para a sua terra, só possível com a Regionalização! 3k

Sem comentários: