quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

"Geo Logos"


“A razão da terra”, muitas vezes ignorada pela sociedade, a terra é soberana nas suas vontades. É com desprezo que olhamos para ela e para as ciências a que lhe dedicam o seu estudo. Vemo-la meramente como um agregado de pedras, um conjunto de calhaus sem importância.
Ó ironicamente parente pobre das biologias, físicas e químicas, tu que geras maior riqueza do que todas as outras. Causadora de Guerras, geradora de poluição, encontras agora o teu ideal, a tua salvação.
Criadora de energias pelos fósseis poluidores, agora os teus belos minerais são utilizados nas mais belas fontes de energias sustentáveis, até o calor das entranhas da tua terra usas para minimizar o impacto causado pelo homem.Gestora e controladora desse recurso imensamente azul, apelidado de água, és secas ou és cheias, tudo depende de como usarem os teus antigos conhecimentos. Quantas pessoas se deitam nas tuas praias sem nunca se aperceberam de que estão desaparecendo e que tu deténs a chave para isso cessar de acontecer?
Gostas de realçar o teu papel de base desta nossa sociedade, o teu conhecimento é a fundação que permite a todos os outros andares erguer-se do cérebro do génio. Telemóveis, plásticos, produtos de higiene, medicamentos, roupa, calçado, carros, computadores, carros, comunicações, o que seria de tudo isto sem os teus minerais? Nada sem ti era concretizável e tu sozinha nada farias, és parte do conhecimento circular científico. Ergue-te com orgulho, Ciência da Terra, pois não és em nada inferior a qualquer outra ciência.
És conhecimento, és Geologia.

Sem comentários: