domingo, 20 de janeiro de 2008

Kosovo

Com os independentistas kosovares a ameaçar a sérvia de independência a presidência eslovena da União Europeia assume o papel de intermediário neste conflito. O que torna diferente de outros conflitos como o de Montenegro e Sérvia? O Montenegro havia sido um país independente, o Kosovo nunca o foi.

Então qual é a justificação dos independentistas kosovares pedirem a independência da sérvia? Por serem 92% de etnia albanesa, querem ser independentes... Acresce um factor, o Kosovo é considerado o berço da nação sérvia. Era basicamente como se os espanhóis fossem todos viver para Guimarães, suplantassem a população portuguesa e exigissem a a independência de Portugal.

Se a comunidade internacional reconhecer o Kosovo como independente, terá que reconhecer o direito dos sérvios da bósnia, os Curdos do Iraque ou turquia, ou até os bascos de exigirem um estado independente. E ao não reconhecer estes supostos estados estaríamos a ser extremamente hipócritas. Dos E.U.A. já tudo se espera, mas do resto do mundo...

Até já oferecem uma adesão mais rápida à União Europeia se a sérvia aceitar perder a sua região berço em troca. Acho isso extremamente estúpido, a oferecer uma refeição a um país com fome em troca de uma perna. É extremamente injusta a posição onde a Sérvia se encontra agora. Entre a espada e a parede. No entanto o primeiro ministro sérvio, propôs ao parlamento uma renuncia à adesão à União Europeia se esta reconhecer o Kosovo como um país independente. Agora está tudo nas mãos dos kosovares.

Vamos ver o que acontece...

Sem comentários: