domingo, 19 de março de 2006

1º Ministro diz "Aveiro deve ser «capaz de puxar pelo país»"


Eng. Socrates e Aveiro



Sócrates pede a Aveiro para «puxar pelo país» O primeiro-ministro português, José Sócrates, advertiu ontem, em Aveiro, para a necessidade de adoptar uma «cultura de urgência do desenvolvimento tecnológico».
O governante, que participava no primeiro Fórum para a Sociedade de Informação, atribuiu a Aveiro um papel importante no desígnio, dada a existência da Universidade local e de diversas instituições ligadas ao sector. Além disso, é na região que estão sedeados alguns dos «maiores e mais significativos investimentos privados no domínio das novas tecnologias da informação». Por isso, Aveiro deve ser «capaz de puxar pelo país», apelou Sócrates.

De resto, José Sócrates apadrinhou em Aveiro a assinatura de um acordo de cooperação entre o Governo e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon. O protocolo foi celebrado no âmbito do Plano Tecnológico e visa dar mais um passo no caminho de «internacionalização do sistema científico e de ensino superior» do país.O acordo incide no desenvolvimento de sistemas e redes de informação, incluindo aspectos de segurança, e de engenharia de «software» e envolve a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações.

Um acordo entre a Agência para a Sociedade do Conhecimento e a empresa informática Sun Microsystems Portugal foi igualmente assinado ontem, prevendo a cedência gratuita de várias tecnologias a professores, estudante e funcionários do Estado.

Os progressos nesta área devem-se à «aliança entre políticas públicas e estratégias privadas» e à «motivação dos agentes», sublinhou.


Publicado in Diario de Aveiro

Sem comentários: