Mostrar mensagens com a etiqueta história-history. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta história-history. Mostrar todas as mensagens

sábado, 11 de dezembro de 2010

A little history lesson

Just sick of all the miss information about Portuguese past, I decided to inform:

The pre-roman Land, before 2nd BC

in the North with Gallaecci tribes, in the centre Lusitani tribes and Celtici tribes in the south among others:


Roman conquest: 2nd Century bc - 5th Century Ac
romans came and conquered all of the peninsula


Germanic kingdoms - 5th - 8th Century

The barbarian's invasion of the peninsula lead to the Suevi Kingdom and the Visigothic Kingdom were formed
  

 then the visigoths conquered all of the peninsula


then come the moors - 8th - 9th Century
Al-Andaluz, was the name for the peninsula given by them, there was just a strip of land that they couldn't conquerer, because of the guerrilla still movment in the north of the peninsula


Then the franks, and other cristian peoples invaded the iberian peninsula, and trough that conquest, the Portuguese kingdom as well as the spanish came to existence


that's the true, and very simplified story of the portuguese land

sábado, 16 de janeiro de 2010

Reformas Ortográficas

Muito se fala sobre este novo acordo ortográfico, há um texto giro que quero partilhar com todos, sobre a reforma ortográfica de 1911, onde realço as contestações à reforma mais em baixo.

"Reforma Ortográfica de 1911 foi a primeira iniciativa de normalização e simplificação da escrita da língua portuguesa empreendida pelo Estado.
Tendo força de lei em Portugal, esta reforma modificou completamente o aspeto da língua escrita e inspirou todos os acordos e reformas subsequentes."

"Até ao início do século XX, tanto em Portugal como no Brasil, seguia-se uma ortografia que, por regra, se baseava nos étimos latino ou grego para escrever cada palavra — phosphoro (fósforo), lyrio (lírio),orthographia (ortografia), phleugma (fleuma), exhausto (exausto), estylo (estilo), prompto (pronto), diphthongo (ditongo), psalmo (salmo), etc."

"Apesar de já existir há longo tempo no Brasil uma forte corrente foneticista, que se batia pela simplificação ortográfica, o não envolvimento brasileiro na reforma portuguesa teve o efeito contrário de reforçar as correntes tradicionalistas, ficando os dois países com ortografias completamente diferentes: Portugal com uma ortografia reformada, o Brasil com a velha ortografia pseudo-etimológica.

Em 1924 a Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras começaram a procurar uma ortografia comum, firmando-se um acordo preliminar em 1931 que praticamente adotava a ortografia portuguesa de 1911, iniciando-se um longo processo de convergência das ortografias dos dois países que dura até hoje."

E realço o seguinte:

"Outras pessoas resistiram à mudança, seja por receio de não saberem escrever pelas novas regras, seja por elo emocional ou intelectual à memória gráfica da escrita. Esse sentimento aparece refletido neste trecho de Alexandre Fontes, escrito nas vésperas da reforma ortográfica de 1911:



Imaginem esta palavra phase, escripta assim: fase. Não nos parece uma palavra, parece-nos um esqueleto (...) Affligimo-nos extraordinariamente, quando pensamos que haveriamos de ser obrigados a escrever assim! (respeitando-se a escrita original do autor).
Na palavra lagryma(...) a forma da y é lacrymal; estabelece (...) a harmonia entre a sua expressão graphica ou plastica e a sua expressão psychologica; substituindo-lhe o y pelo i é offender as regras da Esthetica. Na palavra abysmo, é a forma do y que lhe dá profundidade, escuridão, mysterio... Escrevel-a com i latino é fechar a boca do abysmo, é transformal-o numa superficie banal.

Não tenho sentimento nenhum politico ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriotico. Minha patria é a lingua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente, Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa própria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ípsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse." in wikipédia

Com isto não digo que sou a favor ou contra a nova reforma do português, acho que como todos nós, vemos aspectos positivos e negativos sobre o acordo. Quero apenas demonstrar a todos a quantidade de alterações que têm sido feitas ao nosso português desde que ele existe e ter em conta esse aspecto antes de utilizar argumentos estapafúrdios como o "Português sempre foi assim".

E aqui deixo um Guia prático para perceber o acordo, e perceber de que lado estão, do contra ou do a favor.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Lusitanos


Senhores dos penedos, dos granitos das serras mais altas, senhores das planícies entre Tejo e Mondego, posso claramente afirmar que vizinho vosso os meus antepassados eram. Ó Galaicos, mestres das fragas, dos vales e montes, Douro em cima é em vós que a minha alma se revê.
Senhores Galaicos, senhores Portugueses!

Ser Português não é ser Lusitano! Ser Português é, como nunca me canso de repetir, ser galaico, suevo, lusitano ou até visigodo. É ser romano, ser mouro, somos o conjunto de todos esses povos que se passearam por aqui, derramaram sangue aqui e aqui descansam os seus ossos. Agregamos ainda os conhecimentos dos que contactamos ao longo dos tempos até chegar ao dia de hoje.

Chega a ser parvo o que vou dizer, quando analisamos logicamente o que penso, mas tenho orgulho em ser Português, em ser Europeu. Há um longo caminho em diante para percorrer até à perfeição, é claro, mas caminhamos na sua direcção. Nunca me esqueço, que eu próprio sou parte desta sociedade e que tenho de dar o meu contributo para a sua alteração.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Kosovo

Com os independentistas kosovares a ameaçar a sérvia de independência a presidência eslovena da União Europeia assume o papel de intermediário neste conflito. O que torna diferente de outros conflitos como o de Montenegro e Sérvia? O Montenegro havia sido um país independente, o Kosovo nunca o foi.

Então qual é a justificação dos independentistas kosovares pedirem a independência da sérvia? Por serem 92% de etnia albanesa, querem ser independentes... Acresce um factor, o Kosovo é considerado o berço da nação sérvia. Era basicamente como se os espanhóis fossem todos viver para Guimarães, suplantassem a população portuguesa e exigissem a a independência de Portugal.

Se a comunidade internacional reconhecer o Kosovo como independente, terá que reconhecer o direito dos sérvios da bósnia, os Curdos do Iraque ou turquia, ou até os bascos de exigirem um estado independente. E ao não reconhecer estes supostos estados estaríamos a ser extremamente hipócritas. Dos E.U.A. já tudo se espera, mas do resto do mundo...

Até já oferecem uma adesão mais rápida à União Europeia se a sérvia aceitar perder a sua região berço em troca. Acho isso extremamente estúpido, a oferecer uma refeição a um país com fome em troca de uma perna. É extremamente injusta a posição onde a Sérvia se encontra agora. Entre a espada e a parede. No entanto o primeiro ministro sérvio, propôs ao parlamento uma renuncia à adesão à União Europeia se esta reconhecer o Kosovo como um país independente. Agora está tudo nas mãos dos kosovares.

Vamos ver o que acontece...

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Coisas de Impérios

"The Portuguese Empire was the first global empire in history, and also the earliest and longest lived of the Western European colonial empires, existing from 1415 to 1999."

- que é inglês para -


"SOMOS O MÁXIMO"

O Império começou com a conquista de Ceuta em 1415 para obter um ponto estratégico na rota do Ouro para a Europa, e terminou com a entrega de Macau à China em 1999.

"A Descoberta do Canadá Pelos Portugueses, antes do Nascimento de Colombo!"

Em 1474 um explorador chamado João Vaz Corte-Real recebou a capitania nos Açores porque descobriu "Terra Nova dos Bacalhaus" (New Land of Codfish) em 1472, Newfoundland. A possibilidade desta descoberta é muito grande, mas as provas são poucas, por causa do secretismo português em relação às suas descobertas, para as proteger.
Hoje aceita-se que João Vaz Corte Real possa ser considerado como o primeiro europeu que chegou à costa Americana, pelo menos, mais de vinte anos antes de Cristóvão Colombo.

Labrador

Uma região no canadá, descberta em 1452por um português, João Fernandes Lavrador
a região é ainda a origem do nome de uma plagioclase, a Labradorite!

quarta-feira, 27 de abril de 2005

Herança Cultural dos Mulçumanos


Chegaram em 711, e em 5anos circuncreveram os Cristãos às Asturias. Sairam Defenitivamente da Peninsula Ibérica em 1492, quando o último Rei Mouro de Granada entregou as chaves do Castelo aos Reis Espanhois.A sua Influência não foi igual em toda a peninsula, nunca houve fusão total dos dois povos, no entanto a sua presença deixou importantes marcas Culturais, tais como:

Economia: Houve um grande desenvolvimento na Agricultura, graças a técnicas e as espécies introduzidas por eles (melão, laranjeiro, arroz entre outros). Desenvolveram também o cultivo de especies existentes, tais como o Vinho, trigo e a Oliveira.

Arte: No artesanato, deram contibutos muito importantes para o trabalho em Vidro, metais, tecido, papel, Mosaico, Azuleijo etc.

Cultura: OS Arabes introduziram conhecimentos de Astronomia, os Algarismos, mais ou menos 600 palavras de Portugues, a Bussula e o Astrolábio.

Nota: Conhecimentos esses que deram a grande vantagem a Portugal e a Espanha aquando da altura dos Descobrimentos, as velas triangulares da Caravela Portuguesa são de origem Arabe. Portanto sem estes Legados deixados pelos Arabes, Nunca os Portugueses teriam "Descoberto" o Brasil. Só naquela...